facebook-vidabuena1
Twitter
English
French
German
Spain
Italian
Dutch
Russian
Portuguese
Japanese
Korean
Arabic
Chinese Simplified
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Home Notícias Últimas FÉRIAS NOS MUSEUS EM SÃO PAULO É DIVERTIMENTO GARANTIDO PARA AS CRIANÇAS
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
FÉRIAS NOS MUSEUS EM SÃO PAULO É DIVERTIMENTO GARANTIDO PARA AS CRIANÇAS

catavento 01 210Aproveite as férias para ver (ou rever) os museus da Secretaria da Cultura com programação especial






Férias escolares não precisam ser sinônimo de bagunça em casa e pais enlouquecidos. Os museus da Secretaria de Estado da Cultura oferecem durante o mês de julho uma série de atividades direcionadas para o público infantil e para toda a família. Além das exposições, a programação conta com oficinas, shows e contação de história. Veja abaixo, os destaques de cada museu:

Catavento

A programação de férias do Catavento Cultural e Educacional, espaço de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, traz atrações para quem quer aproveitar o período de descanso para aprender coisas novas e também se divertir. Além de todas as mais de 250 instalações do museu, para julho estão programados shows e duas oficinas diferentes que tornarão as horas de lazer muito mais interessantes e divertidas:

Oficina Ecotrilha – Um interessante jogo de perguntas que leva o participante a pensar e adquirir conhecimentos sobre ecologia. Praticado sobre um tabuleiro gigante, com um dado também gigante, trata de temas como energia renovável, poluição e reciclagem, entre outros. Indicada para todas as idades.

Quando: sábados e domingos de julho, em duas sessões diárias: 11h e 15h.

Oficina Pega-Pega Animal – a dinâmica da população – Por meio de um jogo, crianças e adultos descobrirão, de forma divertida e interativa, como funciona o equilibro da cadeia alimentar entre as espécies.

Quando: em julho, de terça a sexta-feira, em duas sessões: 11h e 15h.

Show Mad Science - Divertido ou educativo? Os dois! Um show que desperta o interesse e a curiosidade para a compreensão da ciência. Todos, crianças e adultos, podem participar e levar os resultados de suas experiências não só para a sala de aula, mas para o dia a dia.

Quando: dias 6, 7, 13 e 14/julho, às 15h.

Museu do Café

As atividades contemplam projetos musicais e educativos do Museu e o espetáculo “Recontando”, com contações de histórias para crianças entre 4 e 10 anos, apresentadas pelo ator Alexandre Camilo. "Recontando" é formado por três contos que remetem à história do café: “A lenda do Café”, “O Barão e o Menino Benedito” e “Uma Viagem na História”. Os três momentos do espetáculo abordam desde o descobrimento do fruto do café, passando pela fase áurea do período cafeeiro no Brasil, chegando à valorização e importância da preservação do patrimônio histórico. Após a contação de histórias, os presentes serão convidados a participar de uma oficina de confecção de corações para a “Ação do Coração”, que acontecerá no dia 02 de agosto nas cidades de Santos, Santa Maria (RS) e Recife (PE). As apresentações acontecem todas as sextas-feiras do mês de julho (5, 12,19 e 26), sempre às 14 horas, com entrada gratuita.

Nos dias 3 e 10 de julho, às 14h, será realizado o “Violinha de Café”, projeto voltado para crianças de 2 a 6 anos, que ensina coreografias com a temática do café. No dia 17, às 14h, o “Musicando com Café” apresenta uma oficina de instrumentos musicais confeccionados com material reciclado para crianças de 7 a 13 anos de idade. Nos dias 24 e 31 de julho, às 14h, acontece a oficina artística “Um dia de Calixto”, que ensinará crianças de 7 a 13 anos a pintar desenhos relativos às obras de Benedicto Calixto, utilizando borra de café. No dia 27, às 14h, haverá a “Visita Curiosa”, um passeio desenvolvido também para crianças da mesma faixa etária, no qual o educador apresenta diversas curiosidades sobre o Edifício da Bolsa Oficial de Café.

Museu do Futebol

O espaço “Férias no Museu”, do Museu do Futebol, oferece oficinas de arte e colagem, desenho, origami e também um espaço de leitura. As atividades gratuitas acontecem sempre de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h, de 04 a 28 de julho.

Oficina de origami - O visitante aprende a criar peças lúdicas e decorativas, por meio de papéis de diferentes tamanhos, cores e texturas. Camisetas com as cores do Brasil, chuteiras, jogadores, bolas de futebol e termos como “frango” e deu “zebra” serão algumas das opções propostas.

Oficina de desenho - Pais e filhos aprendem a desenhar bonecos e bichos, como por  exemplo o Fuleco, mascote da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e os escudos das seleções que participam da Copa das Confederações 2013. Desenhos de grandes times do Brasil e do mundo também serão proporcionados aos visitantes.

Oficina de arte e colagem - A sugestão desta oficina é trabalhar umas das culturas que mais deixaram influências no Brasil: a África. Máscaras de papéis e bonecas de pano serão feitas pelos próprios visitantes.

Contação de Histórias no Espaço de Leitura - Uma contadora de histórias anima a roda de livros, que promete agradar todas as idades. Livros como “ Até os Deuses amam o Futebol”, “Garrincha”, “ Minha família Colorida” e  “ A Bola, o Beto e a Bela” são algumas das histórias que serão contadas.

Paço das Artes

Paço Criança Especial de Férias: "Jogando no Quintal" – O espetáculo de improvisação teatral feito por atores palhaços da Cia do Quintal tem como cenário uma partida de futebol. São nesses ambientes que os "atletas" encenam diversos temas e situações que levam o espectador a participar de experiências divertidas e marcantes. A cada dia um espetáculo novo é criado! A platéia sugere os temas e os atletas improvisam cenas na hora. Ao final de cada cena o público determina o rumo do jogo, votando na equipe que construiu a melhor cena.

Quando: 13 de julho (sábado), das 15h às 16h

Oficina de Colagem - O artista Nino Cais, cujo trabalho teve destaque na última Bienal de Arte de São Paulo, ensina uma das técnicas que utiliza em seu trabalho para que os participantes possam criar composições voltadas para sua poética pessoal. Inscrições devem ser feitas pelo telefone 3801 4832 ou pelo email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. <;mailto: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. vagas.

Quando: 23 (terça) e 25 de julho (quinta), das 14h às 18h

Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado de São Paulo preparou uma série de atividades exclusivas para crianças de 6 a 10 anos. Além da exposição “Seis Séculos de Pintura Chinesa – Coleção do Musée Cernuschi” e dos passeios educativos à Exposição de Longa Duração, que podem ser apreciados por toda a família, os visitantes mirins podem se divertir com a “Educateca”, uma caixa composta por atividades lúdicas como:

Olho vivo: jogo investigativo e super divertido em que a criança se torna um explorador e por meio de pistas precisa descobrir detalhes de obras presentes na exposição de arte brasileira Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo. O jogo é gratuito e pode ser solicitados, mediante a disponibilidade e apresentação de documento com foto, aos educadores na entrada do museu. 

Jogos da memória e dominó: cartões com reproduções de obras do acervo da Pinacoteca. Indicado para crianças a partir de 7 anos. Estimulam a memória, a percepção e o raciocínio. Os jogos são gratuitos e podem ser solicitados, mediante a disponibilidade e apresentação de documento com foto, aos educadores na entrada do museu. 

Museu da Língua Portuguesa

O público pode aproveitar as férias de julho para conhecer a mais nova exposição do Museu da Língua Portuguesa: “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”. A mostra interativa comemora o centenário do autor capixaba e reúne textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações, para que os visitantes – em especial as novas gerações – possam mergulhar no universo deste grande escritor. Nascido em 12 de janeiro de 1913, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Rubem Braga elevou a crônica à potência máxima na literatura brasileira. 

Casa das Rosas

No mês de julho, a programação infantil da Casa das Rosas entra no clima de férias e conta com atividades lúdicas e muita brincadeira para a garotada de todas as idades:

Oficina Stencil e Isogravura - As famílias irão experimentar técnicas lúdicas de reprodução de imagem com uso de materiais reaproveitáveis para construção de poemas visuais. Com Núcleo Educativo.

Quando: Sábado, 6 de julho, às 15h.

Contação de Histórias: “Chegança” - Durante a apresentação musical do Grupo Racauí, histórias incríveis serão contadas e cantadas com a participação das crianças e do público presente.

Quando: Domingo, 7 de julho, às 15h.

Oficina “Monte o seu brinquedo” - Venha construir seus próprios brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis e se divertir durante essa tarde cheia de criatividade. Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas.

Quando: Domingo, 14 de julho, 15h.

Contação de História “Folclore Musicado” - Queridos personagens do nosso folclore estarão presentes em canções cheias de poesia e diversão. Com Grupo Racauí.

Quando: Domingo, 21 de julho, às 15h.

Oficina “Camisetas carimbadas” - Que tal carimbar suas camisetas? O novo visual pode ser criado a partir de estampas feitas manualmente. Vamos deixar a criatividade rolar solta e pintar pra valer! Tragam camisetas velhas! Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas.

Quando: Sábado, 27 de julho, às 15h.

Feira de troca de livros, Gibis e brinquedos - Espaço aberto que incentiva a mudança de hábitos de consumo, onde os participantes de todas as idades podem se conhecer, conversar, compartilhar saberes e trocar seus livros, gibis e brinquedos. Traga seu livro, gibi e aquele brinquedo que pede para ser trocado por outro. Não vale livro didático, nem brinquedo quebrado. Os adultos também estão convidados a trazer seus livros para trocar com outras pessoas.

Quando: Sábado, 20 de julho, das 14h às 17h.

Casa Guilherme de Almeida

Também é durante o mês de julho que celebra-se, anualmente, a Semana Guilherme de Almeida. No mês de nascimento e morte do poeta, a Casa Guilherme de Almeida terá exibição de filmes temáticos, lançamentos de livros e apresentação teatral.

Exibição e filme e palestra SP 32, 15 min. Dir.: Cássio Martin

A partir de reconstituição histórica impecável, o filme relata os últimos momentos da resistência paulistana antes de cair frente, num dos episódios mais marcantes do século XX em São Paulo, a Revolução de 1932. Após a exibição, o diretor Cássio Martin comentará o processo de criação e execução de sua obra, que levou mais de 4 anos para ser concluída.

Quando: Dia 9 de julho, às 14h

Lançamento de livro Reforma da Paulista e um coração pisado, de Elisa Andrade Buzzo - A Editora Oitava Rima promove, na abertura da Semana Guilherme de Almeida, o lançamento do primeiro livro de crônicas de Elisa Andrade Buzzo, já reconhecida por seu trabalho em poesia. Este livro recolhe uma série de crônicas sobre a cidade de São Paulo e sua paisagem intimidadora e bela ao mesmo tempo. Na ocasião, será lida pela autora uma das crônicas, que faz referência à Casa Guilherme de Almeida, às obras de seu acervo e às atividades que promove.

Quando: Dia 9 de julho, às 15h30.

Os traços de Anita Malfatti em você: Ilustrações da pintora na obra de Guilherme de Almeida - A pesquisa volta-se para as ilustrações produzidas pela artista Anita Malfatti para uma edição de 1932 da obra Você, de Guilherme de Almeida. Procura-se entender, por meio dessa análise, as relações entre literatura e pintura, no contexto da produção modernista brasileira, e, também, como se dá o encontro entre imagens poéticas e imagens visuais na produção poética de Guilherme de Almeida.

Quando: Dia 10 de julho, às 19h

Simples cidade - Peça de Letícia Tomazella e Marcos Reis baseada em textos de Guilherme de Almeida, que trata de encontros e desencontros: perdido em meio a “interesses desinteressantes, palavrórios, incompreensíveis incompreensões”, um homem buscador encontra-se com vários tipos de pessoas em seu caminho. Em cada ocasião, uma criação poética; em cada uma, a diferença humana e o encontro.

Quando: Dia 11 de julho, às 20h

"Roteiro de um poeta em São Paulo" (da Casa Guilherme de Almeida ao centro da cidade) - Este Encontro Peripatético, inspirado em "Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo" (texto de Guilherme de Almeida, de 1967) terá início com uma visita à Casa e seguirá até a Estação República do Metrô, no centro da cidade, onde serão visitados locais entre a Praça da República e a Praça da Sé ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida, com comentários do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho. O final do encontro será no restaurante do Cama & Café São Paulo, instalado em antigo casarão na R. Roberto Simonsen, n°79, na Sé, onde será oferecido, pela primeira vez, um prato elaborado em homenagem ao poeta Guilherme de Almeida. A participação é gratuita; o participante deverá pagar sua passagem de metrô, para o percurso da Casa Guilherme de Almeida ao centro; no restaurante, o almoço (não obrigatório) tem custo estimado de R$ 35,00. Número de vagas: 20

Quando: Dia 13 de julho, das 9h às 14h.

Museu Afro Brasil

Que tal visitar com toda a família a badalada exposição Fela Kuti – O Design Gráfico dos LP’s, do Museu Afro Brasil? Músico reconhecido mundialmente pelo engajamento e criatividade de seu trabalho, Fela Kuti traduziu sua Nigéria natal, principalmente nos anos 70 e 80, em sons e letras audaciosas. As 41 capas de discos que compõem a exposição trazem um recorte das artes criadas pelo artista e designer nigeriano Lemi Ghariokwu, que ampliou o conceito musical de Fela Kuti graficamente.

Museu de Arte Sacra

Na primeira semana de julho de 2013, a Ação Educativa do Museu de Arte Sacra

de São Paulo oferece a programação de férias direcionada ao público infantil

e seus familiares. O programa inclui contação de história sobre a construção

do Mosteiro da Luz, que abriga o Museu, visita lúdica pelo acervo da

instituição e oficina de desenho de observação. As atividades acontecem nos dias 02,03,04,05,06 e 07 julho, sempre às 14h.

E a partir de 13 de julho, será possível conhecer a nova exposição do Museu de Arte Sacra, “São Francisco de Assis”, que reúne representações de um dos santos mais venerados no país.  Além disso, o Museu terá apresentações gratuitas de grupos eruditos e populares no projeto “Tardes Musicais”, todos os sábados, às 14h30.

Museu da Casa Brasileira

Um bom passeio para fazer durante as férias de julho é visitar o Museu da Casa Brasileira, que exibe a exposição “Casas do Brasil - Habitação ribeirinha da Amazônia”. Além da mostra, a programação conta com shows de música e atividades direcionadas para crianças:

Uma Tarde no Museu – Casas do Brasil: Oficina gratuita, voltada às famílias e ao público em geral, que incentiva, de forma criativa e lúdica, a leitura da coleção e das exposições temporárias do MCB. Em julho, a proposta será o jogo “Casas do Brasil”, que estimula o olhar mais apurado sobre os objetos da casa e desafia os participantes a montarem diferentes moradias brasileiras. Inspirado no jogo “Tabu”, a oficina traz tipos de residências que já estiveram expostas no projeto do MCB “Casas do Brasil”, como moradias do interior do Brasil e da área urbana, casa Xinguana , barraca cigana e também da exposição atual que aborda habitação ribeirinha na Amazônia. Inscrições: 11 3032 2499. 25 vagas.

Quando: 27 de julho, às 14h30

Grupo Vocal EMESP – Regente: Luiz Gayotto - O grupo, criado em 2011 com o objetivo de proporcionar aos alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) uma experiência com a tradição brasileira de grupos vocais voltados à música popular, proporciona a experimentação com a linguagem do canto coletivo por meio da improvisação e da percussão vocal. Neste show, o regente Luiz Gayotto acompanha ao violão e percussão os integrantes que se revezam na execução dos instrumentos. Gratuito.

Quando: 7 de julho, às 11h.

Carol Andrade - A cantora paulistana apresenta o álbum “Outras Mulheres”, focado nos trabalhos de algumas das principais compositoras brasileiras. No MCB, Carol Andrade será acompanhada por um trio acústico formado por Alex Maia (violão e arranjos), Johnny Frateschi (contrabaixo acústico) e Ricardo Valverde (percussão/vibrafone).

Quando: 14 de julho, às 11h.

Duo Spaccarotella e Oswaldinho do Acordeon - O encontro entre os acordeonistas italiano e brasileiro, que aconteceu pela primeira vez no ano passado em Spoleto, na Itália, traz ao público brasileiro uma das raras oportunidades de assistir a uma mistura inusitada de estilos musicais como o jazz e o baião, nas diversas vertentes do acordeom.

Quando: Quando: 21 de julho, às 11h.

Quarteto Quadrantes – CD “Passos Largos” - Composto por Arnaldo Nardo (bateria), Bruno Elisabetsky (violão/guitarra), Gabriela Machado (flautas) e Renato Leite (contrabaixo), o quarteto interpreta temas instrumentais autorais, influenciado pelo jazz, pela música brasileira e pela música erudita. Por meio de cruzamentos e experimentações nos planos da composição e da improvisação, Quadrante oferece aos ouvintes uma sonoridade contemporânea.

Quando: 28 de julho, às 11h.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Para jovens também em férias universitárias, o MIS é uma ótima pedida. Entre os dias 12 e 14 de julho, o Museu da Imagem e do Som será ocupado pelo It´s Only Rock and Roll, evento composto por atividades variadas e um repertório musical preparado especialmente para celebrar o dia internacional do rock.

I Festival de Bandas Cover do MIS - Com inscrições abertas até dia 30 de abril no site www.mis-sp.org.br, o festival será realizado por meio de convocatória. Ao todo, seis bandas serão selecionadas para apresentação no Auditório MIS e serão premiadas com R$1.500,00 cada. Além disso, após as apresentações, um júri escolherá a banda vencedora, que receberá mais R$1.000 e 40 horas disponíveis no estúdio do MIS. Os ingressos para cada show custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Quando: 12, 13 e 14 de julho

Cinematographo - trará um dos grandes clássicos dos estúdios Walt Disney Pictures, o filme Fantasia de 1940, sonorizado ao vivo pela banda Mr. Kurk, que tocará grandes  sucessos do rock, agradando desde os fãs de Elvis Presley, até os fãs da banda The Ramones.

Quando: 14 de julho

SERVIÇO DOS MUSEUS

Casa das Rosas

Endereço: Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça à sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca.

Casa Guilherme de Almeida

Tel.: (11) 3673-1883 | 3672-1391

Endereço: R. Macapá, 187 - Pacaembu - São Paulo-SP

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h. (Visitas espontâneas: quartas, sextas, sábados e domingos; visitas agendadas: terças e quintas).

Entrada Gratuita. As visitas são realizadas com grupos de 4 pessoas, devido ao fato de o espaço de circulação interno ser exíguo.

Catavento Cultural e Educacional

Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h. Bilheteria fecha às 16h.

Ingressos: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos

Estacionamento: R$ 5 (capacidade para 200 carros)

Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora

Museu Afro Brasil

Endereço: R. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Pavilhão Manoel da Nóbrega - Parque do Ibirapuera, portão 10 - São Paulo-SP

Estacionamento pelo portão 3

Tel.: (11) 5579-8542

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h)

Entrada Gratuita

Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2,705 - Jardim Paulistano - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3032-3727 / 3032-2564

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 4 e meia-entrada para estudantes e aposentados

Entrada gratuita para crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos

Entrada gratuita aos domingos

Museu da Imagem e do Som - MIS

Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo-SP

Tel.: (11) 2117-4777

Funcionamento: Térreo: de terça a sábado, das 12h às 22h | domingos e feriados, das 11h às 21h / 1º e 2º andares: de terça a sábado, das 12h às 19h | domingos e feriados, das 11h às 18h

Museu da Língua Portuguesa

Endereço: Praça da Luz, s/nº - Luz - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3326-0775

Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h

Ingressos: R$ 6 e meia-entrada – pagamento somente em dinheiro

Entrada gratuita para professores da rede pública com holerite e carteira de identidade; crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos.

Entrada gratuita às terças e aos sábados. Todas às terças-feiras o horário do Museu é estendido até às 22h. A bilheteria fecha às 21h.

Museu de Arte Sacra

Endereço: Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo-SP

Tel.: (11) 5627-5393

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Em dezembro, excepcionalmente, abrirá também às segundas-feiras. 

Ingressos: R$ 6 e meia-entrada. Grátis aos sábados.

Entrada gratuita para maiores de 65 anos e menores de sete anos. Religiosos, como padres e freiras, pagam R$ 2.

Museu do Futebol

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº - Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3664-3848

Ingressos: R$6 e meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal) Entrada gratuita às quintas-feiras e aos sábados.

Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 - Centro - Santos, SP 

Tel.: (13) 3213-1750

Ingressos: R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada

Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Paço das Artes

Endereço: Av. da Universidade, I - Cidade Universitária/USP - Butantã - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3814-4832

Funcionamento: de terça a sexta, das 11h30 às 19h | sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30

Visitas monitoradas: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h30

Pinacoteca

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo-SP

Tel.: (11) 3324-1000

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30

Ingressos: R$ 6 e meia-entrada (entrada combinada: vale para o mesmo dia também na Estação Pinacoteca) Entrada gratuita aos sábados. Entrada gratuita para menores de 10 anos e idosos acima de 65 anos.

Fonte: Secretaria da cultura de São Paulo

Foto: Divulgação

Mais notícias:

 

themesclub.com cms Joomla template
© 2010 Vida Buena - Da infância a melhor idade.  -  Todos os direitos reservados. design by litoralhost.com.br