facebook-vidabuena1
Twitter
English
French
German
Spain
Italian
Dutch
Russian
Portuguese
Japanese
Korean
Arabic
Chinese Simplified
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Home Turismo A VOLTA DO TREM NO SERTÃO NORDESTINO
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
A VOLTA DO TREM NO SERTÃO NORDESTINO

trem foto03Um dos símbolos dos tempos áureos do sertão nordestino, a Maria Fumaça, volta a ser estrela na cidade de Piranhas (AL).

 

 

Mais do que ter marcado época economicamente, a Maria Fumaça fez parte da vida de muitos sertanejos. “Antes ela ia até Petrolândia, e a gente fazia o caminho com o papai, sempre brincando muito”, contam as irmãs Maria das Graças, de 55 anos, e Maria de Fátima Ferreira, de 57 anos, filhas do maquinista que comandava a máquina há meio século, Elias Ferreira da Cruz. As irmãs, que agora moram no município de Delmiro Gouveia, levaram os filhos para conhecer o trem, e foram homenageadas com um troféu produzido especialmente para relembrar os que muito fizeram pelas ferrovias e que tornaram possível esse novo recomeço.

O Novo percurso terminará no lago de Xingó

Com um percurso com cerca de 12km, o trem saía – geralmente carregando mercadorias para outras cidades – até Petrolândia, em Pernambuco. De acordo com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió, Marcelo Aguiar, a rota será mantida até um certo ponto. “Em determinada parte do percurso, que continuará com 12 km, vamos fazer um desvio que dará acesso ao lago de Xingó e no caminho haverá um restaurante flutuante”, afirmou.

A Maria Fumaça vai margear o Rio São Francisco, “O passeio é lindo e as pessoas vão poder conhecer as belezas da serra do sertão”, afirma a Prefeita Mellina. Com o percurso, os turistas e alagoanos poderão se encantar com a vegetação sertaneja e reviver a história. O trem passará por lugares onde um grupo de nordestinos comandados por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, marcou época.

O povo de Piranhas aguardava ansiosamente essa nova era, batalhamos muito por isso tudo, faremos do sertão alagoano um polo turístico de referência a nível nacional.

Preocupação com o meio ambiente. Os trilhos serão reutilizados!

A obra será feita por etapas, cada uma formada por dois 2km, ”A expectativa é que a linha férrea fique pronta em, no máximo, 12 meses”.

Os trilhos que formarão a linha férrea serão retirados da antiga linha férrea de Maceió – onde está sendo construído o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O superintendente da CBTU, Marcelo Martins, disse que os trilhos usados para o VLT são diferentes, por isso será possível reutilizar os antigos em Piranhas. “Os trilhos de Maceió estão sendo substituídos por trilhos de maior reforço, então poderemos reutilizar os antigos”, explicou.

Não deixe de conhecer o nosso novo Blog: www.fotolandiablog.blogspot.com

 

themesclub.com cms Joomla template
© 2010 Vida Buena - Da infância a melhor idade.  -  Todos os direitos reservados. design by litoralhost.com.br